Qual a sua motivação e dos seus funcionários?

motivação

O que te motiva?

Receber um aumento motiva qualquer pessoa.

Verdadeiro ou falso?

As duas respostas estão corretas.

Verdadeiro caso esta seja a necessidade maior do funcionário.

Falso caso o funcionário esteja esperando esse aumento a muito tempo e para ele este aumento seja apenas o cumprimento da obrigação da empresa.

 

As pessoas são muito diferentes e ignorar isso é planejar o fracasso.

Somos motivados por razões diferentes.

Muitos tem estudado sobre isso, mas quero destacar os estudo do psicologo britânico  Abraham H Maslow.

Maslow hierarquizou as necessidades humanas na seguinte ordem de premência:

– necessidades de auto-realização;

– necessidades de auto-estima;

– necessidades sociais;

– necessidades de segurança;

– necessidades fisiológicas.

As necessidades fisiológicas são as mais prementes e demandam um nível mínimo de satisfação para a sobrevivência do homem. Estas necessidades englobam fome, sede, sono, abrigo contra intempéries, alívio de perigos de ordem fisiológica, etc.

As necessidades de segurança estão num nível superior às fisiológicas e se relacionam com a segurança física, a estabilidade, o sentimento de dependência e proteção, a ordem, as leis, os limites, etc.

As necessidades sociais ou de afiliação estão vinculadas à carência que as pessoas têm de amar, participar de grupos sociais, de clubes, igrejas, etc.

As necessidades de auto-estima se apresentam sob o aspecto de auto-afirmação ou valorização das pessoas em relação a elas mesmas ou aos outros. A procura de poder, de status, de prestígio, de reconhecimento, de apreço, de maestria, de competência ou suficiência indica a busca de satisfação das necessidades vinculadas a este nível.

Mais elevado e mais difícil de ser alcançado, o nível mais raramente preenchido em sua plenitude é, segundo Maslow, o das necessidades de auto-realização. Este engloba a necessidade dos indivíduos de realizar ou atualizar seu potencial, de concretizar ou operacionalizar suas possibilidades. Assim, por exemplo, a busca de vencer, de ser coerente, de possuir conhecimentos, revelam necessidades a nível auto-realização. Elas se resumem e se desenvolvem no indivíduo, dentro da dicotomia: poder ser – vir a ser.

De acordo com a teoria, um indivíduo só irá ser motivado por um nível mais superior de necessidades quando os níveis anteriores já estiverem satisfatoriamente preenchidos para ele.

Baseado nisso muitas, nossas motivações seguem estas necessidades, porém alguma pessoas buscam mais uma areá do que outra.

Um recém contratado terá a fisiologia como emergencial, porém logo será substituída pela segurança, mas como os seres humanos são surpreendentes, podemos nos enganar e ao contratar um funcionário, acharmos que sua motivação seja os benefícios (fisiologia) mas ele já esteja bem estabelecido e quera ser reconhecido pela suas atuações (auto-estima).

 

Entender as motivações de seus funcionários é essencial para mantê-los focados.

A KSV disponibilizou o MOTIVOGRAMA de Maslow para ajudar você e sua empresa.

Conheça mas sobre isso em nosso site.